TEMA: CONHECENDO O CORPO.
Objetivos:
- Criar condições para que as crianças identifiquem as partes básicas que compõem o corpo humano (boca, braços, pernas, orelha, nariz, pés, cabeça, olhos...).
- Tomar consciência de si mesma e dos semelhantes que o cerca.
- Conceituar o que é corpo humano, a partir do conhecimento prévio dos alunos.
- Conversar sobre as semelhanças e diferenças.
Tempo previsto:
- Aproximadamente 4 aulas com duração de 40 minutos cada.
Conteúdo:
- Trabalhar expressão musical e corporal.
- Coordenação motora.
- Conhecimento do corpo.
1º MOMENTO: RODA DE CONVERSA.
* Realizar uma roda de conversa com os alunos, começando com o questionamento sobre conhecimentos prévios do corpo humano.
2º MOMENTO: CANTAR MÚSICA DA XUXA: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
XUXA
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e pé
pé
Hum, hum, hum e pé
pé
pé
Hum, hum, hum e pé
pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
* Acompanhar a música fazendo coreografia apontando as partes mencionadas na música.
3º MOMENTO: IDENTIFICANDO O CORPO.
* Em um papel pardo, fazer o contorno do corpo de um aluno.
* Fazer fichas nomeando as partes do corpo.
* Pedir para os próprios alunos identificar cada parte a partir das fichas.
4º MOMENTO: ATIVIDADE COMPLEMENTAR.
* Fazer uma atividade complementar em uma folha A4, em que os alunos terão que identificar as partes do rosto, a partir do que eles aprenderam na construção do cartaz do corpo humano e da música.
5º MOMENTO: CANTAR A MÚSICA "BONECO DE LATA".
* Para encerrar e fixar o que foi construído com os alunos anteriormente, cantar a música "BONECO DE LATA" para encerramento das atividades.
BONECO DE LATA
Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão...
levou quase uma hora pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o ombro no chão...
Levou mais de duas horas pra fazer a arrumação
Levou mais de duas horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali,
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o outro ombro no chão...
levou mais de três horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...
Recursos Didáticos:
- Papel pardo
- Papel folha A4
- Som
- Pincel atômico
- Lápis de cor
- Lápis de escrever.
Atividades:
- Acompanhar atentamente o envolvimento e o desenvolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas.
Oi Veônica, adorei as orientações.
ResponderExcluirOlá, Verônica!
ResponderExcluirBelo trabalho!
Ótimos direcionamentos.
MuitO obrigado me ajudou bastante
ResponderExcluirOlá Verônica!
ResponderExcluirAdorei, ótima ideia para "BRINCAR, APRENDER E CONSTRUIR", faz jus ao título inicial de seu blog!
Obrigada!
Adorei!!! Obrigada!
ResponderExcluirMuito obrigada essa proposta de ensino muito divertida, com certeza as crianças vão adorar.
ResponderExcluirAdorei, parabéns!
ResponderExcluirAmei.
ResponderExcluirAdorei 👏👏
ResponderExcluir