Educação Infantil

Educação Infantil

Plano de Aula/Educação Infantil.

Professora: Verônica Inácia.


TEMA: CONHECENDO O CORPO.

Objetivos:
- Criar condições para que as crianças identifiquem as partes básicas que compõem o corpo humano (boca, braços, pernas, orelha, nariz, pés, cabeça, olhos...).
- Tomar consciência de si mesma e dos semelhantes que o cerca.
- Conceituar o que é corpo humano, a partir do conhecimento prévio dos alunos.
- Conversar sobre as semelhanças e diferenças.

Tempo previsto:
- Aproximadamente 4 aulas com duração de 40 minutos cada.

Conteúdo:
- Trabalhar expressão musical e corporal.
- Coordenação motora.
- Conhecimento do corpo.


1º MOMENTO: RODA DE CONVERSA.

* Realizar uma roda de conversa com os alunos, começando com o questionamento sobre conhecimentos prévios do corpo humano.




2º MOMENTO: CANTAR MÚSICA DA XUXA: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ.




Cabeça, ombro, joelho e pé.

XUXA


Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e pé

Hum, hum, hum e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum

* Acompanhar a música fazendo coreografia apontando as partes mencionadas na música.


3º MOMENTO: IDENTIFICANDO O CORPO.

* Em um papel pardo, fazer o contorno do corpo de um aluno.
* Fazer fichas nomeando as partes do corpo.
* Pedir para os próprios alunos identificar cada parte a partir das fichas.




4º MOMENTO: ATIVIDADE COMPLEMENTAR.

* Fazer uma atividade complementar em uma folha A4, em que os alunos terão que identificar as partes do rosto, a partir do que eles aprenderam na construção do cartaz do corpo humano e da música.






5º MOMENTO: CANTAR A MÚSICA "BONECO DE LATA".

* Para encerrar e fixar o que foi construído com os alunos anteriormente, cantar a música "BONECO DE LATA" para encerramento das atividades.



                                     

BONECO DE LATA

Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão...
levou quase uma hora pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o ombro no chão...
Levou mais de duas horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali,
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o outro ombro no chão...
levou mais de três horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...


Recursos Didáticos:
- Papel pardo
- Papel folha A4
- Som
- Pincel atômico
- Lápis de cor
- Lápis de escrever.



Atividades:
- Acompanhar atentamente o envolvimento e o desenvolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas.


9 comentários: